Por Elza Augusta. Tecnologia do Blogger.
RSS

PEDOFILIA, O DESEJO SILENCIOSO

A pedofilia tem sido notícia em diversos meios de comunicação, mostrando a realidade de uma prática sexual que nos causa horror mas que é muito mais comum do que se imaginava.


O desejo sexual entre seres adultos e filhotes está presente desde as vivências animais e emerge como um instinto primitivo que a humanidade herdou em seu processo de evolução. Lembremos da célebre lenda grega da paixão de Jocasta por seu filho Édipo que veio a modular simbolicamente a presença da sexualidade entre pais e filhos. Quantas mães se “divertem” brincando com os órgãos sexuais de seus bebês homens e quantos pais sentem desejo por suas filhas que vão se tornando mocinhas?!


A questão é que, por força da aculturação que foi impondo historicamente normas morais aos relacionamentos sociais, favorecendo o intercâmbio genético entre os seres, o homem foi aprendendo a reprimir seus próprios instintos, e mesmo a sublimá-los em sentimentos nobres, mas nem todos o fazem com eficiência.
A pedofilia é hoje considerada um transtorno de personalidade da preferência sexual que se caracteriza pela escolha sexual por crianças até 13 anos, de acordo com a definição da CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. A internet é, atualmente, o principal meio de divulgação da pedofilia, que movimenta milhões de dólares por ano e forma verdadeiros clubes com o objetivo de unir os pedófilos, adquirir fotos, vídeos, fazer turismo sexual e tráfico de menores, sendo que o Brasil é o maior consumidor no mundo deste mercado. 


O simples desejo sexual, independente da realização do ato sexual, já caracteriza a pedofilia. Não é preciso, portanto, a ocorrência de relações sexuais para haver pedofilia, e por isso mesmo é necessária a criação de campanhas para a proteção de nossas crianças e adolescentes, seduzidos e abusados habilmente pelo adulto pedófilo que adquire a confiança de suas vítimas, deixando marcas profundas na sua vida emocional.
Depressão, neuroses sexuais, propensão ao abuso de álcool e drogas são algumas das sequelas que têm sido observadas em crianças vítimas de pedofilia. Mais crescidas, as crianças costumam apresentar problemas ligados à sexualidade - de inibição e pavor ao sexo a até mesmo comportamentos que podem se transformar em pedofilia. Na verdade, muitos pedófilos foram crianças molestadas no passado. O círculo vicioso, então, se completa - e deixa atrás de si um rastro de frustração, raiva e medo em muitas famílias, pois cerca de 80% dos casos de abuso sexual de crianças ocorrem no lar onde os parentes são os principais agressores. 
Um pedófilo é uma pessoa de mais de 16 anos que apresenta, muitas vezes, uma sexualidade pouco desenvolvida, insegura psicologicamente e que teme a resistência de um parceiro em iguais condições. Sexualmente inibido, não raro pelo tamanho do seu pênis, o pedófilo escolhe como parceiro uma pessoa vulnerável, que lhe dá uma ilusão de potência. A maioria dos pedófilos tem entre 30 e 45 anos e é do sexo masculino (95%). Desses, 71% gostam de meninos, embora não sejam, como regra, homossexuais. Proteção e dominação constituem os pilares básicos na fantasia do pedófilo. 


Apesar de haver, conforme o caso, diferentes possibilidades de entendimento psicanalítico da pedofilia, para alguns Psicanalistas as fantasias inconscientes das crianças sobre a vida sexual dos pais, da qual elas normalmente não participam mas têm um certo nível de percepção, estando fora da cena do sexo dos pais mas mentalmente ligadas a ela, é que servem para animar o imaginário da pedofilia na idade adulta. Só que agora não é mais a criança a querer estar presente entre os pais, e sim um adulto que ficou congelado na cena fantasiosa daquela relação sexual, e que projeta a sua criança interior naquela de quem ele abusa. Ou seja, é como se a criança de quem ele abusa fosse ele mesmo sentindo prazer em ver o adulto fazer sexo, e com isso o adulto pedófilo se excita. A criança nunca é parceira na relação de um pedófilo, mas seu objeto. 
Por tudo isso, o desejo pedófilo é muito mais comum do que se imagina, tanto manifesto como contido. Há realmente que se tomar cuidado em todas as formas em que a criança se vê exposta, inclusive e principalmente dentro do próprio lar, mas com igual cuidado também para se ligar com a descoberta do pedófilo entre seus familiares, já que ele é um ser humano doente e que precisa de tratamento, como um parente viciado em drogas que não se manda para a polícia mas se ajuda a curar.

João Carvalho Neto 

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

3 comentários:

Unknown disse...

O perfeito tratamento para um pedófilo é a pena de morte.
Pois se uma pessoa faz o mal a uma criança sem pensar nas consequências, não serve para viver em sociedade e deve ser ceifada.

ISA disse...

Não é doença..é safadeza mesmo..se foi abusado,sabe o quão ruim e mal é,então não repita erro.
castração é a palavra certa..se não contem impulso tira fora,e não faz mais mal a ninguem...afffff defender uma atitude dessasss...

ISA disse...

Se foi abusado,vá buscar terapia,peça ajuda a DEUS,mas cometer mesmo ero é vingança,de quem não tem nada a ver com a historia,definitivamente digo,todos somos seres humanos,todos pensamentos vem p todos,mas pessoas de bem,não acatam p pratica os pensamentos do mal.Os pensamentos vc não pode evitar,mas que eles façam ninho sim, vc tem obrigação de não deixar eles ficarem nem crescerem.isso de ficar alimentando mal pensamento,é o encontro da sugestão dada por quem vc acha q impõe..ou um mal oculto ,,seja la sua forma de pensar..mas ninguém é dono seu livre arbítrio,de sua própria vontade a não ser vc mesmo.E vc aceitando é pq vc tem ja coração e mente o mesmo desejo ,ai junta fome com vontade de comer. Ninguém é tentado naquilo que já não tem como maldade coração....ai fica facil....Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência
Tiago 1:13,14
todo tarado e pedofilo,tem ver video ,cara preso..o que fazem com eles qso pegam no presidia..tem que ver...pra saber o que os espera,pq pensam que não ser pegos nunca,engano seu.DEUS É DEUS E É JUSTIÇA.VAI SER PEGO SIMMM. DIA MAIS DIA MENOS . A CASA VAI CAIR.ENTENDA ISSO POR VEZ..VAI CAIR.

Postar um comentário