Por Elza Augusta. Tecnologia do Blogger.
RSS

MULHERES AGRESSORAS (TABU?)


             
              HomensTambém São Vítimas

  Normalmente quando se pensa em violência doméstica, o que as pessoas logo acham é que alguma mulher foi agredida, no entanto, o inverso também ocorre,e existem muitos homens que são agredidos pelas próprias companheiras. Esse casos são mais frequentes do que parecem. Aqui no Brasil, no interior paulista, um comerciante relatou que sofreu agressões da esposa por dez anos, e nunca procurou a justiça, pois não tinha coragem de dizer que apanhava da mulher. Apesar de não ser um problema comum, que todos tenham conhecimento, os homens também são vitimados pela violência no lar.
                             Casos Verídicos
  A polícia francesa encontrou o corpo de um homem de setenta e um anos, desaparecido por dois anos. Algum tempo depois, sua mulher confessou que o matou, depois de uma briga em que ela lhe desferiu vários socos. A família dele informou que desde que eles começaram seu relacionamento, sua companheira não deixava que se comunicasse com amigos ou parentes, isolando-o de todos. Essa história que aconteceu na França é bem parecida com a que aconteceu em São Paulo, com a diferença que o marido brasileiro não foi morto por sua esposa. No entanto, quanto ao aspecto de isolamento, a história se repetiu pois, o comerciante relatou que também não se relacionava mais com amigos ou família. Segundo ele, sua mulher era muito ciumenta e descontrolada, atirando objetos contra ele sempre que brigavam, piorando após alguns anos, quando realmente começou a agressão propriamente dita.
                         Sentimento de Vergonha
  Segundo o comerciante paulista, apesar de às vezes apresentar alguma lesão aparente das agressões sofridas, não se preocupava em escondê-las, já que ninguém desconfiava do real motivo das lesões. Ele confessou que tinha vergonha  em denunciar a companheira, pois achava que seria ironizado pela autoridade policial. Além da vergonha dos outros, também tinha esse sentimento de si mesmo, por estar passando por essa situação, e não saber ou não ter coragem para resolvê-la. De acordo com o homem, foi somente quando sua mulher o agrediu com uma faca, e ele teve que levar sete pontos, é que decidiu procurar ajuda.
                            Estudos Estatísticos
   Na realidade, ainda não há uma pesquisa específica sobre a agressão no lar contra os homens no Brasil, no entanto, alguns estudos estatísticos estão sendo feitos, e revelam que o  índice de agressão em casais brasileiros é muito grande, de ambos os sexos, e não apenas só de homens contra mulheres como se pensava anteriormente. Um levantamento feito pela FIOCRUZ , que mensurava a violência entre os namorados em dez capitais brasileiras, coletou dados de cerca de três mil e duzentos indivíduos jovens, sendo constatado que num grupo de dez, nove já haviam praticado ou sofrido, algum tipo de agressão dentro do relacionamento. Os vários estilos de violência sexual e verbal, são cometidos de forma quase igual tanto entre as pessoas do sexo feminino, quanto masculino, fazendo os pesquisadores concluírem que os atos agressivos partem tanto das mulheres, quanto dos homens,sendo que em alguns casos, as meninas apareceram como mais violentas, já que o grupo feminino entrevistado, que admitiu já ter cometido alguma violência contra o companheiro foi maior (cerca de vinte  e oito por cento), que o do grupo masculino (cerca de dezesseis por cento).
                               Outras Vítimas
  De acordo com antropólogos especializados em investigação de relacionamentos agressivos, há  ainda a violência contra pessoas idosas por parte de seus filhos e netos ou coabitantes, e na terceira idade, tanto mulheres quanto homens são vitimados por agressões. O que surpreendeu os pesquisadores foi que, nessa faixa etária ainda há violência de esposas e maridos, diferentemente do que se pensava. Outro dado interessante era que a vítima não era dependente do agressor, pelo contrário, eram elas que sustentavam o indivíduo violento. Em outros casos, constatou-se que a vítima também agredia, sendo ela homem ou mulher. Segundo especialistas um dos fatores que impediam no caso de casais, de romperem esses relacionamentos violentos era o fato de terem filhos. Mas será que crianças educadas em ambientes violentos serão adultos felizes, e emocionalmente equilibrados? Deixo a questão para os agressores domésticos responderem.

XXX

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário